27 de agosto, domingo
19h
Teatro Zabriskie
Grupo: Grupo de Teatro Guará - Puc Goiás
Gênero:
Comédia
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
27 de agosto, domingo
19h
Teatro Zabriskie
Grupo: Grupo de Teatro Guará - Puc Goiás
Gênero:
Comédia
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
A história narra as peripécias de um poeta de cordel pobre e preguiçoso. Trata-se de um elogio ao ócio criador. O enredo apresenta contornos de crítica social sem perder o humor, a agilidade, o colorido, com referências ao sagrado e ao profano.
Fruto da reelaboração da realidade histórica e social, a partir de um material de origem popular e do trabalho e qualidade da linguagem literária de Ariano Suassuna, a Farsa da Boa Preguiça representa o contraste entre o Brasil do povo humilde e trabalhador representado por Joaquim Simão e Nevinha, e da burguesia cosmopolita, superficial e falsa, simbolizada pelo ricaço Aderaldo Catação e sua esposa pseudo intelectual, Clarabela. Essa montagem o Grupo Teatro Guará completa uma trilogia de Ariano Suassuna, iniciada com a peça o “Auto da Compadecida”, seguida por “Torturas de Um Coração”, ou “Em boca fechada não entra mosquito”.
O Grupo de Teatro Guará é uma iniciativa da Coordenação de Arte e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Há 20 anos o grupo atua em nossa capital, apresentando também em outras capitais e festivais nacionais de teatro e pelo interior de nosso Estado. Ao longo desses anos a orientação do trabalho tem sido feita com base em estudos da comédia dell’art, teatro medieval, mímica, clown e nas potencialidades expressivas do corpo do ator. A formação e o treinamento da equipe acontece regularmente nos ensaios e, também por meio de encontros com profissionais como: Músicos, preparadores vocais, fonoaudiólogos, bailarinos e profissionais de teatro visando a preparação e o desenvolvimento técnico de todo o grupo. Seus espetáculos são marcados pela forte comunicação com o público e tem sua origem ligada ao teatro popular e aos clássicos da dramaturgia regional e universal.
Ficha Técnica:
Autor: Ariano Suassuna
Direção: Samuel Baldani
Elenco: Allan Santana, Barbara Vilela, Camila Calaça, Helena Borges, João
Falcão, Luis Fernando, Larissa Ferreira, Rui Bordalo, Thaise Monteiro.
Cenário: Samuel Baldani e Wagner Gonçalves
Iluminação: Rodrigo Assis
Figurino e Elementos Cênicos: Elmira Vicentino
Prep. Física: Nayara Vianey
Maquiagem:
Keila Alves
Projeto Gráfico: Anna Bandeira
Fotografia: Layza Vasconcelos
Cenotécnico: Julio Rodrigues
Realização:
Coordenação de Arte e Cultura / PROEX / PUC Goiás