Arlequim
Menu
serviço

27 de agosto, domingo
19h
Teatro Zabriskie

Grupo: Grupo de Teatro Guará - Puc Goiás
Gênero: Comédia
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 60 minutos

entrada franca

espetáculos

Farsa da Boa Preguiça

Foto: Layza Vasconselos

A história narra as peripécias de um poeta de cordel pobre e preguiçoso. Trata-se de um elogio ao ócio criador. O enredo apresenta contornos de crítica social sem perder o humor, a agilidade, o colorido, com referências ao sagrado e ao profano.

Fruto da reelaboração da realidade histórica e social, a partir de um material de origem popular e do trabalho e qualidade da linguagem literária de Ariano Suassuna, a Farsa da Boa Preguiça representa o contraste entre o Brasil do povo humilde e trabalhador representado por Joaquim Simão e Nevinha, e da burguesia cosmopolita, superficial e falsa, simbolizada pelo ricaço Aderaldo Catação e sua esposa pseudo intelectual, Clarabela. Essa montagem o Grupo Teatro Guará completa uma trilogia de Ariano Suassuna, iniciada com a peça o “Auto da Compadecida”, seguida por “Torturas de Um Coração”, ou “Em boca fechada não entra mosquito”.

O Grupo de Teatro Guará é uma iniciativa da Coordenação de Arte e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Há 20 anos o grupo atua em nossa capital, apresentando também em outras capitais e festivais nacionais de teatro e pelo interior de nosso Estado. Ao longo desses anos a orientação do trabalho tem sido feita com base em estudos da comédia dell’art, teatro medieval, mímica, clown e nas potencialidades expressivas do corpo do ator. A formação e o treinamento da equipe acontece regularmente nos ensaios e, também por meio de encontros com profissionais como: Músicos, preparadores vocais, fonoaudiólogos, bailarinos e profissionais de teatro visando a preparação e o desenvolvimento técnico de todo o grupo. Seus espetáculos são marcados pela forte comunicação com o público e tem sua origem ligada ao teatro popular e aos clássicos da dramaturgia regional e universal.

Ficha Técnica:
Autor: Ariano Suassuna
Direção: Samuel Baldani
Elenco: Allan Santana, Barbara Vilela, Camila Calaça, Helena Borges, João Falcão, Luis Fernando, Larissa Ferreira, Rui Bordalo, Thaise Monteiro.
Cenário: Samuel Baldani e Wagner Gonçalves
Iluminação: Rodrigo Assis
Figurino e Elementos Cênicos: Elmira Vicentino
Prep. Física: Nayara Vianey
Maquiagem: Keila Alves
Projeto Gráfico: Anna Bandeira
Fotografia: Layza Vasconcelos
Cenotécnico: Julio Rodrigues
Realização: Coordenação de Arte e Cultura / PROEX / PUC Goiás

Produção Logo da Ludica Realização Logo da FETEG Patrocínio Logomarca da Belcar Apoio Institucional Logo do Governo de Goias
Logo da Ludica Logo da FETEG Logomarca da Belcar Logo do Governo de Goias