25 de agosto, sexta
15h30
Escola Estadual Gracinda de Lourdes
Grupo: Zumbi dos Palmares
Gênero:
Comédia
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 40 minutos
25 de agosto, sexta
15h30
Escola Estadual Gracinda de Lourdes
Grupo: Zumbi dos Palmares
Gênero:
Comédia
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 40 minutos
Com temática ambiental, Guardiões da Natureza trata, de forma lúdica, questões ligadas à preservação da natureza, ao descarte correto do lixo produzido pelo ser humano, à dificuldade da vida em ecossistemas degradados.
Como protagonista temos em cena a menina Maria Ziguizira, uma mocinha muito teimosa e mal educada, que gostava de jogar lixo no chão e que não respeitava as pessoas e nada à sua volta. Para perceber os erros que cometia, Maria é transformada pelos Guardiões da Natureza em um ser da floresta. Ela então começa a perceber o quanto é difícil morar em um lugar poluído. Além de Maria, outros personagens ajudam a contar essa estória, são eles o Zé Telo, a Sereia Iara, o Curupira e o Saci.
Junto com Maria e toda essa turma, as crianças e jovens que assistem ao espetáculo, aprendem a lidar com seu próprio lixo e preservar o meio ambiente. A peça é uma obra autoral, que faz uso de diversas linguagens artísticas para atingir seu propósito, entre elas o circo, a música e o teatro de bonecos.
A Cia Zumbi dos Palmares surgiu em 2005 e atualmente é também um Ponto de Cultura de Goiânia. A direção da entidade é de Paulo Vitória, primeiro ator negro formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Entre os objetivos do trabalho deste coletivo estão a valorização dos artistas negros e negras do estado de Goiás, a conscientização sobre a importância da educação, cidadania, direitos humanos e meio ambiente, rumo à igualdade racial, além da realização de espetáculos, cenas curtas, estudos teatrais e oficinas teatrais.
Ficha Técnica:
Autor: Gustavo Sant’ana
Direção: Gustavo Sant’ana e Paulo Vitória
Atores:
Gustavo Sant’ana e Bia Xavier
Produção: Paulo Vitória
Bonecos: Bandolla